g.e. Glória

Notícias

Desenvolver talentos e oportunizar a realização de sonhos através do Futebol de Base

17/12/2014

Desenvolver talentos e oportunizar a realização de sonhos através do Futebol de Base O Futebol de Base é considerado uma vitrine para os novos talentos do esporte. Inserido nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, tem o poder de descobrir jogadores com forte habilidade para o futebol profissional.

Adolescentes que, em geral, buscam o esporte como uma profissão também esperam do clube em que atuam uma oportunidade para revelar o poder de jogar futebol.

No Grêmio Esportivo Glória, o Futebol de Base ainda é uma criança, tem apenas quatro anos de atividade, porém já com algumas revelações na bagagem. Já foram mais de 10 jogadores para o grupo principal do clube, assinando contratos como atletas profissionais.

Um exemplo é o jogador Germano Caon Ferreira, que passou da Categoria de Base para o Futebol Profissional do Grêmio Esportivo Glória e foi destaque no início deste ano.

Atualmente, a equipe juvenil do Glória de Vacaria trabalha com cerca de 30 adolescentes e está entre as quatro melhores equipes do Campeonato Gaúcho Juvenil B. É o que revela o Sub-Diretor das Categorias de Base, Décio Rockenbach. “Temos grande potencial, estamos disputando com equipes de grande porte, como Grêmio, Internacional e o Guarani de Bagé.”

A Categoria de Base do Glória abrange adolescentes entre 15 e 17 anos de idade. Por isso, sua nomenclatura também pode ser conhecida como Sub-17. Os treinamentos da equipe acontecem no estádio do Leão, todas as tardes, das 14h às 16h e são divididos em treino tático, técnico e de musculação.

Rockenbach, ainda completa, “Esperamos colocar na próxima fase de disputas, entre cinco e sete atletas da Base para fazer parte do grupo principal do Grêmio Esportivo Glória e assim disputar o Campeonato Gaúcho Profissional.”

Entre as questões mais comuns em relação ao futebol do Clube é como funciona a entrada e a descoberta desses novos talentos. De onde vêm? Existem testes? Quais as exigências e procedimentos para entrar no clube?

Pois bem, conforme o Sub-Diretor, a Categoria de Base está sempre aberta para a realização de testes com atletas que tenham interesse e que estejam dentro da faixa etária. Os testes são realizados geralmente no primeiro semestre do ano.

Os candidatos ficam por uma semana no clube realizando diferentes testes, recebem estadia, alimentação e preparação. Logo após, é dado um parecer pelos avaliadores que dirão se ele continua ou não no clube. Caso o adolescente seja aprovado no teste e seja de outra cidade, ele recebe alojamento gratuito no próprio Leão da Serra e claro, deverá se matricular em uma escola da cidade.

Atualmente, 90% dos meninos que atuam na Categoria de Base são de Vacaria mesmo. Ainda existe a troca entre clubes, para um melhor rendimento e experiência dos atletas. Vale salientar que, assim como as crianças que jogam na Escolinha, os adolescentes também devem estar estudando.
Está no comando da Categoria de Base do Grêmio Esportivo Glória, Glauber Gervin, como Treinador e, no Preparo Físico, Leandro Pereira.

Na próxima semana, vamos encerrar a série de reportagens especiais sobre o Grêmio Esportivo Glória com um dos temas mais esperados pelos leitores e torcedores do Leão, o Futebol Profissional. Não perca!

Voltar


© Grêmio Esportivo Glória